Dicas para aproveitar melhor o espaço do home office

Com os avanços da internet, hoje aumentam as possibilidades de trabalhar cada vez mais fora dos escritórios. A casa a partir de agora também tem cara de empresa e, quando não, as salas de hotéis estão também se tornando um local de trabalho para muitos profissionais.

É grande a procura de escritório para alugar por profissionais que estão empreendendo e abrindo os seus negócios. No entanto, também é possível montar um espaço exclusivo e dedicado para esse ofício no conforto da sua casa.

Essa tem sido a opção de muitos freelancer ou das empresas que estão optando por reduzir o estresse promovido nos funcionários para o deslocamento até o local de trabalho. Na busca pela qualidade de vida, cada vez mais existe um equilíbrio entre empresa e funcionários para aumentar as horas de produtividade diante da demanda de trabalho, mas sem perder o tempo livre.

Para você que está investindo nessa linha de trabalho home office, separamos algumas dicas interessantes para aproveitar melhor o espaço do seu escritório e tornar o seu local de trabalho aconchegante e até multiuso! Fique ligado e conheça algumas dicas para sua decoração!

Crie ambiente em excessos

Se você vai separar um cômodo no seu apartamento com 3 quartos, a grande dica é não sobrecarregar o ambiente que servirá como seu home office. Você precisa de concentração e disciplina para trabalhar sozinho e sem a companhia dos seus colegas.

Por isso, evite criar decorações que possam te causar distrações, modele o seu ambiente de forma mais funcional, com cores neutras e disposições que não conturbem os seus movimentos necessários durante o trabalho. Por exemplo, um vaso de flores na mesa pode ser muito charmoso, mas pode atrapalhar o uso do mouse se você usa computadores.

Use cores que ampliem o espaço

Normalmente, o espaço escolhido da casa para montar o seu cantinho home office é o menor cômodo, aquele que estava esquecido ou sobrecarregado de coisas que não tinha mais utilidade. Não se mude apenas para esse espaço, dê uma cara nova para esse ambiente!

Experimente pintar as paredes com cores de tons claros, isso fará com que parece ainda maior o espaço que você está usando. Lembre-se que usando a mesma cor, tanto nas paredes quanto no chão, você terá a impressão que o seu espaço aumentou ainda mais.
Com relação aos móveis, o mais indicado são os de cores claras, como o branco ou tons de bege. Você pode contrastar essa neutralidade com acessórios ou até mesmo a cadeira com cores mais fortes, como o preto por exemplo.

Avalie a iluminação natural

Procure tornar o seu espaço home office um lugar muito agradável, então, se possível, conte com uma entrada de luz natural. Em casas em condomínio, por exemplo, é possível ter menos interferência dos vizinhos na qualidade do sol que entra pela sua janela.

Deixe sempre que a luz natural seja a sua principal fonte de iluminação, as luzes cansam mais e não trazer tanta motivação para que você realize as suas tarefas. Uma dica é colocar a mesa perto da janela ou ao menos o mais perto possível. Assim você poderá receber a ventilação e a iluminação natural com maior intensidade.

Luminárias são bem-vindas

Nem sempre podemos ter a companhia do sol, não é mesmo? Então faça uso de luminárias próximo ao seu computador ou local de leitura. Seu home office também pode ser usando para os seus períodos de descanso, como local apropriado para ler e escrever.

As luminárias trazem conforto visual e um charme a mais para o seu escritório. Então, use peças que combinem o estilo de decoração que você buscou imprimir e nesse tipo de acessório é possível usar cores fortes e marcantes para dar detalhe na cor mais clean das paredes e do chão.

As plantas têm espaço no seu home office

Não deixe de fora as plantas! Insira na sua decoração e no seu dia a dia os vãos e ornamentos que mais te agradam. Elas vão perfumar e purificar o seu ambiente de trabalho. Para quem não pode estar no jardim, essa é uma chance de trabalhar com o gostinho de natureza tão próximo.

Disponha as plantas de maneira que elas não vão atrapalhar a funcionalidade do seu ambiente, mas tenha sempre ao menos um vaso sob a mesa ou na estante. Se possível, um vaso maior no canto do escritório. As plantas sempre trazem uma boa energia ao ambiente!

Falta espaço? Então divida com o seu home office

Se a sua casa não é tão grande e, principalmente, se você não tem um cômodo sobrando para fazer o seu escritório, isso não é um problema. Destine uma parte da sala ou até mesmo do quarto para se tornar o seu espaço home office.

Mas lembre-se, você precisa limitar o seu espaço visual para evitar que se disperse no meio do seu expediente de trabalho. As vezes não conseguimos fugir da cama e trabalhar deitado com o computador no colo não é uma boa coisa a se fazer.

Aproveite um cantinho e monte uma mesa especial, virada para a parede, coloque quadros onde você possa marcar seus compromissos e suas metas de trabalho. Prepare tudo ao seu redor, por menor que seja, para que você se concentre nas suas atividades.

Nesse caso, você pode pintar uma parede com uma cor intensa (preto, vermelho, vai do seu gosto), usar uma mesa branca encostada na parede e colocar acessórios claros que combinem com o estilo. Apesar de ser só uma mesa e uma cadeira, você terá a sensação de estar em um escritório ou um espaço restrito.

Que tal, gostou deste post com dicas para aproveitar melhor o espaço do seu home office? Então aproveite a visita em nosso blog e compartilhe este texto com os seus amigos. Afinal, as redes sociais são uma excelente fonte de consulta quando se está planejando montar um escritório em casa.



Deixe uma resposta